MENU

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Actualidade/reflexão - Chávez em Portugal

"Ditador dos tempos modernos em Portugal"

Hugo Chávez, o “líder” da Venezuela, deslocou-se esta terça-feira a Portugal, numa visita relâmpago para reunir-se com o Primeiro-ministro, José Sócrates. Esta reunião, teve como pontos fulcrais as discussões sobre a extensa comunidade portuguesa na Venezuela, mais de 400 mil pessoas, e também a negociação de um possível acordo entre a petrolífera portuguesa Galp, e o Pais de Chaves, como se sabe, um importante exportador de petróleo, num negócio que seria de capital importância para a Galp.

No entanto, e aproveitando a presença de Hugo Chávez no nosso país, “olhar” resolveu falar um pouco mais sobre o homem que comanda o seu país, não com mãos de ferro, mas mais com pezinhos de lã, tal é a forma melindrosa com que tem moldado a constituição a seu gosto e proveito… Chaves, segundo o próprio um lutador pela “liberdade e justiça”…, ingressou aos 17 anos na academia militar da Venezuela, seguindo depois o percurso militar onde chegaria a Tenente-Coronel. Já nos seus tempo de militar, Chávez dava mostras de gostar do poder, e por isso, depois de muito trabalho preparação, não foi nada de estranhar a sua primeira tentativa de assumir o poder, a 4 de Fevereiro de 1992, numa tentativa de golpe de estado, que no entanto acabaria por não ter sucesso. Chávez, justificava tal revolução com a necessidade do país deixar a débil situação económica que atravessava, segundo ele, fruto de uma politica neoliberal, alinhada segundo as recomendações do FMI. Como é óbvio, e como sempre acontece aos autores de tentativas falhadas de insurreição no poder por via da força, Hugo Chávez foi detido e esteve preso durante 2 anos. Depois de sair da prisão, abandonou a vida militar e envergou em definitivo pela Politica, criando no ano de 1997 o “Movimento V Republica”. Em 1998, nas eleições presidenciais, apoiado pelo MVR, Chávez conseguiu finalmente assumir o poder, sendo eleito para um mandato de 5 anos. A tomada oficial do poder, deu-se em 1999, e desde aí até hoje, tem vindo a dirigir os destinos da Venezuela, num percurso muito ao seu estilo… Muito agressivo nos discursos, possessivo e acima de tudo polémico… E foi desta forma, recorrendo a declarações polémicas, que mais tarde, neste últimos anos, Chávez conseguiu deixar de ser apenas o presidente da Venezuela, um dos países com maior reserva petrolífera…, e passou a ser o Chávez de hoje, um homem conhecido em todo o mundo, sendo um dos lideres mais mediáticos do planeta…

Declarações como: “É um burro”, “Cadáver politico”, “é o Diabo”, todas elas dirigidas a G. W. Bush, catapultaram este homem para os jornais e televisões de todo o mundo… Além disso, Chávez tem uma amizade muito polémica com Fidel Castro, e trava guerras com as grandes multinacionais petrolíferas estrangeiras implementadas na Venezuela, querendo monopolizar toda a indústria nas suas mãos. No entanto, este mesmo homem que inegavelmente defende o seu país como nenhum outro, é o mesmo que está a incrementar no seu país um conjunto de medidas que colocam em causa a democracia, sendo que algumas delas lhe permitirão em casos excepcionais, “decretados pelo próprio…”, quase que assumir nas suas mão todos os poderes do estado… É de facto muito engraçado, e até poético, ouvir Chaves falar, defendendo os direitos e liberdades dos cidadão do seu país com unhas e dentes, atacando vários estados, como recentemente fez com a Espanha, muitas vezes de forma aleatória e sempre de forma muito pouco credível e cordial… No entanto, este homem esquece-se dos milhares de jovens que no seu próprio país criticam e desesperam pela provável implementação de novas leis que diminuirão drasticamente as suas liberdades e garantias… Pois é, este mesmo homem, que chama fascistas a tudo o que mexe, não repara que está a alicerçar a sua politica num enorme manto de recriminação, colocando o seu pais a uma distancia muito ténue da Ditadura…

Chávez, polémico, agressivo e possessivo… Líder ou Ditador???

0 comentários: